VINDE E VEDE

Baixar Versão em PDF

“‘Mestre, onde moras?’ ‘Vinde e vede.’”
(Jo 1,38)

No meu coração sinto o chamado.
Fico inquieto, preciso responder.
Então pergunto ‘Mestre, onde moras?’
E me respondes que é preciso caminhar.
(Gustavo Balbinot e Osmar Coppi)

Os encontros com Jesus, narrados pelas Escrituras, remetem-nos a uma transformação de vida. No encontro de olhares, gestos ou palavras, as vidas daquelas pessoas eram tocadas e, de algum modo, eram transformadas por aquele encontro. 

Um dos relatos que chegam até nós apresenta o desejo de André e Simão de conhecerem mais profundamente a Jesus: “Mestre, onde moras?” (Jo 1,38) . A resposta do Senhor Jesus – “Vinde e vede” (Jo 1,38) – ecoa nos corações daqueles homens e chega a cada um de nós como um chamado pessoal.

Essas palavras transcendem o tempo e convidam-nos a mergulhar nos mistérios do amor divino. Jesus, o Mestre compassivo, não reserva sua presença a uns poucos privilegiados; ao contrário, Ele estende seus braços generosos a todos os corações sedentos de verdade e vida. Esse convite é uma dádiva de amor, um convite à experiência pessoal com o Cristo que não apenas nos conhece, mas nos acolhe com um amor incondicional. Ele nos chama a ir além das superficialidades da vida cotidiana, a transcender as preocupações terrenas.

Ao aceitar o convite do Mestre somos chamados a seguir os passos daquele que promove a vida em sua plenitude. Jesus, em sua sabedoria divina, ensina-nos a amar, a perdoar e a servir uns aos outros. Seus passos são trilhas luminosas, apontando para o Reino de Deus que está entre nós, um reino de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Cada um de nós é destinado a fazer parte desse reino, a viver a mensagem transformadora do Evangelho em nosso cotidiano. O convite de Jesus é uma chamada à ação, à vivência de uma fé ativa que se manifesta no amor ao próximo, na promoção da vida e na construção de um mundo mais justo e compassivo.

Ao responder ao chamado do Mestre, descobrimos que a busca por Ele é, ao mesmo tempo, uma busca por nós mesmos, por nossa verdadeira identidade como filhos amados de Deus. Vinde e vede a luz que dissipa as sombras, a verdade que liberta e o amor que cura.

Que esse convite ressoe em nossos corações, guiando-nos em uma jornada espiritual que nos aproxima do Mestre divino. Vinde e vede, pois na presença do Senhor encontramos não apenas respostas para nossos questionamentos existenciais mais profundos, mas também a inspiração para vivermos uma vida plena de significado, amor e serviço ao Reino de Deus.

Start typing and press Enter to search