VIVENCIANDO A QUARESMA COM SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET

Depois de passadas as alegrias e festas do Natal e ano novo, entramos no Tempo da Quaresma com uma proposta de vivência profunda e radical da espiritualidade cristã. Entre os muitos materiais que servem de suporte, a Editora Ave-Maria oferece o livro Vivenciando a Quaresma com Santo Antônio Maria Claret, com a organização do Padre Brás Lorenzetti e Gabriel Coutinho Filho.

Santo Antônio Maria Claret (1807-1870), arcebispo de Santiago de Cuba (1850-1856), onde sofreu um atentado em 1856, foi fundador da Congregação dos Missionários Claretianos em 1849. Participou do Concílio Vaticano I (1869 a 1870), por onze anos foi confessor da rainha Isabel II da Espanha, empreendedor na área da pastoral social, incansável na evangelização, profundamente orante e desejoso de sempre fazer, em tudo, a vontade de Deus. Sua profunda espiritualidade cristológico-mariana sempre foi direcionada à missão; perseguido e caluniado, morreu no exílio, em Fontfroid, Narbona, na França, no dia 24 de outubro de 1870.

Uma das características de Claret é a escrita como forma de apostolado e por missão divina (Autobiografia, 678). Fruto de uma mente em constante oração, Claret se propõe a não perder tempo e a escrita passa a ser uma das suas ocupações preferidas. Seus escritos possuem grande abrangência: desde livros e opúsculos sobre espiritualidade, teologia, moral cristã até sobre as lidas do campo. Na maioria deles, Claret sempre foi um homem prático e direto, visando à formação e ao crescimento espiritual dos seus leitores.

Vivenciando a Quaresma com Santo Antônio Maria Claret é um texto com toda a sensibilidade e o afeto de Claret ao analisar a trajetória de Jesus nos últimos momentos de sua vida terrena, antes de doar a vida para a nossa salvação.

O livro apresenta várias possibilidades de oração e reflexão a cada dia do Tempo da Quaresma: um mês de orações, uma reflexão sobre as “sete palavras”, meditações para uma semana, reflexões para três dias (tríduo), via-sacra e reflexões sobre as sete dores de Nossa Senhora. Todo esse material pode ser usado individualmente, em família ou até em comunidade; pode ser usado na sua totalidade ou em partes, de acordo com a necessidade de cada um ou de cada lugar.

Que bom entrar em contato com os escritos de um grande santo, colocado pela Igreja como modelo de seguimento. Que a leitura, a reflexão e a oração sejam de grande proveito para o crescimento espiritual!

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn