A CAMINHO DE BELÉM

Baixar Versão em PDF

Mais um fim de ano se aproxima e, com ele, vai chegar o Natal! Como em todos os anos, recolhemos surpresas, alegrias e esperanças, também. Mesmo atravessando dias de incerteza, de medo e de sofrimento para muitas famílias, não podemos deixar de acrescentar na bagagem, para uma viagem de fé, a caminho de Belém.

Já é uma tradição, para as famílias cristãs, a celebração de uma linda festa de Natal. Após séculos de história e décadas de transformação, a festa do nascimento de Jesus sempre tem algo novo para nos ensinar. A catequese, com a tarefa de aproximar pessoas, em vista da adesão a Jesus Cristo, tem muito a oferecer, muito mais que o comércio. Neste período de crise econômica, sanitária e existencial, a catequese pode favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo como motivação para celebramos o verdadeiro sentido do Natal: nascerá o Salvador, Deus conosco, Emanuel.

Quem prepara o coração como lugar digno de acolher o Menino Deus mantém viva a fé no Senhor e acolhe a mensagem de amor, escrita no Evangelho de Cristo, para a nossa motivação na construção de dias melhores e de paz.

Há mais de 2 mil anos, percorremos, com esperança, o caminho que nos leva ao momento sublime do nascimento de Jesus: Deus feito homem, nascido de Maria, para revelar o generoso amor de nosso Deus.

Lições para serem apresentadas na catequese: uma linda história que encanta crianças, jovens, adultos e idosos.

PREPAREMOS A NOSSA CASA, POIS A FESTA

VAI ACONTECER!

HUMILDADE: sob os cuidados de Maria e de José, a criança veio ao mundo num estábulo, “Porque não havia lugar para Ele” (Lc 2,6-7).

Uma casa em Belém foi montada num estábulo, lugar onde eram abrigados os animais. Para Maria e José, amor e coragem revestiam todos os espaços daquele lugar, numa noite longa e fria.

Nossa casa pode ser espaço de humildade. Simplicidade é o que tanto precisamos para prepararmos a nossa casa e deixá-la pronta para o Senhor. Onde existe amor tudo é preparado para a utilidade de todos.

Um pequeno presépio pode ser montado, para recordarmos a mensagem de Natal para os nossos dias. O presépio, por si só, é uma escola de fé, pois evangeliza com sua mensagem divina: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!” (Lc 2,11). Ele veio para alegrar os entristecidos, fortalecer os fracos e abraçar os pobres de Deus.

ALEGRIA NO CORAÇÃO,

O LIBERTADOR

JÁ VEM!

ALEGRIA: a grande esperança de libertação foi acolhida em clima de alegria. Esse foi o recado de Deus para a humanidade: “De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste cantando a Deus: ‘Glória a Deus no mais alto dos Céus, e na Terra, paz aos que são do seu agrado!’” (Lc 2,13-14). A confraternização em família, entre os amigos e na comunidade deve promover o encontro entre pessoas que celebram a alegria do encontro com o Senhor da Paz.

Todo o espírito do Natal é encantador quando se busca viver esse momento com o coração disponível para o perdão e para a fraternidade. Deixemos que nossa casa e o nosso coração sejam iluminados com a luz que vem de Deus. Voltemo-nos para Deus, “(…) que envia o sol nascente do alto para nos visitar” (Lc 1,78). Façamos de nossa vida um hino, uma oferta agradável ao Senhor.

Não faltem no momento de nossas confraternizações, além dos alimentos, as nossas orações, cantos e mensagens, compartilhando-os, com espírito fraterno e solidário, com todos que celebram a presença do aniversariante: Jesus, Nosso Senhor.

REUNIDOS

NA MESA DO AMOR!

SOLIDARIEDADE: aproveitemos as alegrias do Natal para apressarmos os passos em direção aos nossos irmãos e irmãs, sobretudo os mais pobres, a exemplo dos pastores que correram a caminho de Belém: “Vamos a Belém, para ver o que aconteceu, segundo o Senhor nos comunicou. Foram, pois, às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura” (Lc 2,15-16).

A fome não pode esperar! O frio não pode esperar! O amor não pode esperar! Vamos às pressas ao encontro de quem espera a nossa ação solidária. Os pastores encontraram em Belém (Bet-Léhem, em hebraico, significa “a casa do pão”) a frágil criança, Jesus, o “pão de Deus” para a humanidade.

Humildade, alegria e solidariedade são os elementos obrigatórios que devemos observar na preparação para o Natal! Jesus nasceu, veio nos visitar e, depois de sua visita, nunca mais deixou de vir ao nosso encontro.

Catequistas, mensageiros do amor, caminhem juntos e perseverantes na missão!

Start typing and press Enter to search