JESUS FAZ SAGRADA TODA FAMÍLIA

QUE AS FAMÍLIAS DE NOSSO TEMPO SE TORNEM CENÁCULO DE ORAÇÃO, QUE SE TRANSFORMEM EM PEQUENAS IGREJAS DOMÉSTICAS, ESPELHANDO-SE NOS EXEMPLOS DA SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ

“A aliança de amor e fidelidade, vivida pela Sagrada Família de Nazaré, ilumina o princípio que dá forma a cada família e a torna capaz de enfrentar melhor as vicissitudes da vida e da história. Sobre esse fundamento, cada família, mesmo na sua fragilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo.” (Papa Francisco na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, 66).

A família é o lugar por excelência da vivência do amor e da alegria. É dom, é graça e, mesmo quando enfrenta dificuldades, ela é vida. No seio familiar se vive a primeira escola do amor, onde se aprende o perdão, independente dos erros cometidos.

Proposta pela Igreja Católica como modelo referencial da família cristã é a Sagrada Família. Composta por Jesus de Nazaré, sua mãe, a Virgem Maria, e seu pai adotivo, São José, nela Deus está no centro de suas decisões e ocupa o primeiro lugar de tudo.

No calendário litúrgico, a festa da Sagrada Família é celebrada no domingo seguinte ao Natal. A data, que ganhou grande popularidade já no século XVII, foi instituída pelo Papa Leão XIII, em 1883. Depois disso foi estendida pelo Papa Bento XV a toda a Igreja.

Em tempos tão difíceis de crises e instabilidades, a pandemia colocou em evidência o papel central da família como Igreja doméstica e mostrou a importância dos laços comunitários nesse que é o núcleo primordial de toda a sociedade. O isolamento social fez com que as pessoas ficassem dentro de suas casas, ensinou muitos a valorizar mais as relações familiares e as coisas simples e cotidianas.

“Com a pandemia, a Igreja doméstica se fortaleceu e a Igreja comunidade eclesial, família de famílias, alargou-se mais ainda, mergulhando ainda mais na missão de anunciar ao mundo a alegria de ser família”, destaca o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers.

A FAMÍLIA É O MAIOR E MAIS BONITO PROJETO DE DEUS

Mesmo sendo escolhidos por Deus para serem os pais de Jesus, Maria e José não ficaram isentos de sofrimentos e angústias. Desde o anúncio feito pelo Anjo Gabriel a Maria foram inúmeras as provações, porém, tudo suportaram porque confiavam na providência divina.

“Ao apresentar a Sagrada Família como modelo, ajudamos os novos casais a compreenderem que, mesmo sendo sagrada, a Família de Nazaré enfrentou provações, dificuldades e inúmeros desafios, mas jamais perdeu a esperança ou desanimou diante de tudo o que a vida lhe impôs”, recordou em entrevista à Revista Ave Maria o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar Luiz e Katia Stolf.

Luiz e Káthia Stolf - casal coordenador da Pastoral Familiar.

A história de José, Maria e Jesus, perpetuada há mais de 2 mil anos, inspira as famílias até os dias de hoje. “A primeira e fundamental inspiração deve ser acreditar que a família é o maior e mais bonito projeto de Deus, tanto que Ele escolheu uma família para que seu único Filho nela se encarnasse”, destacou Luiz Stolf.

Segundo o casal da Diocese de Joinville (SC), outra grande inspiração é o milagre da vida. “A exemplo de Jesus, que foi gestado no ventre de Maria, Deus conta com a disposição de cada mulher que, ao assumir o Matrimônio, possa colaborar com Ele no seu outro grande projeto, que é gerar novas vidas”, recordou Kátia.

Para os coordenadores, as virtudes da Sagrada Família devem incentivar diariamente todas as famílias; que elas não se esqueçam de que servir a Deus e a Ele ser fiéis, com harmonia, alegria e paz mesmo diante dos desafios que se apresentam constantemente.

UM ANO ESPECIAL PARA CRESCER NO AMOR FAMILIAR

Com o objetivo de oferecer à Igreja oportunidades de reflexão e estudo para viver concretamente a riqueza da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, que completou cinco anos de publicação, o Papa Francisco inaugurou, em 19 de março de 2021, o Ano Família Amoris Laetitia, que terminará em 26 de junho de 2022, por ocasião do 10º Encontro Mundial das Famílias em Roma, Itália, com o Santo Padre.

Da Sagrada Família destacam-se as virtudes de simplicidade, amor, humildade, dedicação um ao outro, trabalho e tantas outras, particularmente a fidelidade à vontade de Deus.

A iniciativa pretende chegar a todos os lares do mundo por meio de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural que podem ser implementadas em paróquias, dioceses, universidades, movimentos eclesiais e associações familiares.

A exortação foi escrita pelo Papa como uma carta de amor às famílias e um instrumento muito prático para ajudá-las a viver o amor no dia a dia. Ao propor a celebração do Ano Família Amoris Laetitia , o Santo Padre convida todos a se encantar novamente com os ensinamentos desse documento e colocá-los em prática. Vale aqui uma dica em especial, para que se retome o capítulo quatro dessa exortação, em que encontramos um verdadeiro manual prático para viver a alegria do amor na família.

O ano de 2021 é de dupla comemoração. Há quarenta anos era publicada a Exortação Apostólica Familiaris Consortio, de São João Paulo II, além dos cinco anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, o que motivou a Igreja do Brasil a realizar o webinário Alegria do Amor, em maio de 2021. Promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o evento contou com uma vasta programação de conferências e debates sobre o Matrimônio e a família.

Segundo Dom Ricardo Hoepers, “Foi um momento oportuno e muito acessível para um aprofundamento maior sobre a importância da família na vida da Igreja”. Para o casal Luiz e Katia Stolf, “O aprofundamento no conhecimento desses importantes documentos terá como fruto o comprometimento de todos os regionais por meio da Pastoral Familiar de assumir ações concretas em prol das famílias de todo o Brasil”.

“NÃO FAÇA UMA NOVA FAMÍLIA, MAS FAÇA NOVA A SUA FAMÍLIA”

Uma comunidade que nasceu a partir de uma forte experiência de perdão conjugal, cuja missão é renovar todas as famílias em Cristo. Em 2006, fundada pelo casal Benedicto Gatollini e Maria Leonor Gatollini, nasceu a comunidade católica de aliança Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria.

Benedicto Gatollini e Maria Leonor Gatollini nos 15 anos da Comunidade Famílias Novas

Casados há 28 anos, pais de cinco filhos, o casal, popularmente conhecido como Benê e Nonô, para além dos seus compromissos profissionais e pessoais, por meio dessa missão busca servir a Deus pela valorização da família. “Seguimos proclamando, há quinze anos, com todo nosso coração, a toda gente: não faça uma nova família, mas faça nova a sua família! Nossa missão é ir de lar em lar para edificar a Igreja a partir da criança, do jovem ou adulto”, relata Benedicto Gatollini.

Por meio de missas, acampamentos, formações, retiros espirituais, confraternizações familiares, entre outros eventos, eles difundem a missão da comunidade com uma espiritualidade mariana, vivem o carisma de forma serena e profunda, baseado na vida dos santos e na história da Igreja.

“Conosco hoje caminham, pela via consecratória da comunidade, aproximadamente duzentas pessoas, num apostolado que atinge diretamente cerca de 2 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças, e dezenas de milhares de pessoas pelo apostolado virtual”, comenta Maria Leonor.

Ao serem perguntados sobre os inúmeros desafios das casas cristãs hoje, o casal fundador revela que não há outro caminho para experimentar a alegria do amor no Matrimônio a não ser uma vida sacramental e de oração: “Quando marido e mulher, olhando a única e plena referência, a Sagrada Família, no encontro com a cruz, aprendem a se doar, a se entregar um ao outro, a servir um ao outro por amor a Deus, assim manifestando esse amor, dão o próprio Deus ao outro, estabelecendo amizade e intimidade com o Senhor, encontrando a via mística do casal cristão”, destacam.

Comunidade Famílias Novas - 15 anos.

Para a esposa, quanto mais se doam a Deus no próximo, em resposta à aliança que fizerem no altar, mais o Senhor se dá ao casal e a providência se faz cada vez mais presente, bem como a luz divina a iluminar todo lar.

Sobre a instrução dos filhos, eles são unânimes em dizer que é preciso educar com amor, “Destacando como fundamental a pedagogia do amor de Dom Bosco, cujo princípio nos direciona a jamais corrigirmos os filhos com ira, destempero, irritação”.

Nem sempre a paz está presente em todos os lares e sobretudo nas horas difíceis é que vem a questão: como ser uma pessoa presente, atuante, que promove a unidade nesse lugar onde conhecem nossas falhas? Para Benê é preciso agir sempre com bondade e misericórdia: “Era assim que agia São Filipe Néri, o santo da alegria, surpreendendo a todos com a misericórdia, cujo resultado é a paz tão necessária para os nossos dias”, encerra.

“E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS”

Estamos nos aproximando do Natal, uma das datas mais importantes para todos os cristãos, pois celebramos o nascimento de Jesus Cristo. A comemoração da vinda do Messias é um tempo importante de reflexão, meditação e oração.

A solenidade da Natividade do Senhor é uma excelente ocasião para o mútuo fortalecimento espiritual, para se reunir com seus entes em oração, seguindo o exemplo do Lar de Nazaré.

O casal Cesar e Marjorie do Movimento da Transfiguração com Dom Henrique Soares.

“O Natal é a celebração da Palavra, do Verbo que se fez carne e veio morar entre nós. É uma celebração que nos leva ao diálogo com Deus. O tempo do Advento é propício para reunir os familiares e amigos, para meditar o Evangelho, fazer uma leitura orante, realizar as tradicionais novenas de Natal”, discorre Cesar Augusto Nunes de Oliveira, casado com Marjorie Maria Montenegro Nunes de Oliveira, fundador do Movimento da Transfiguração.

Em 2005, Oliveira fundou o movimento, que tem como carisma a transfiguração do coração humano por meio da leitura orante da Palavra, da oração e da liturgia. Ele ministra palestras, retiros e cursos on-line sobre a espiritualidade católica, com um vasto material audiovisual que pode ser acessado pelo YouTube. 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn
Privacidade e Termos de Uso

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

 

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, apostas desportivas (ex.: ), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do , de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Janeiro de 2014.

 

1. Termos

Ao acessar ao site , concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode:

  1. modificar ou copiar os materiais;
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial);
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site ;
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou 'espelhe' os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da são fornecidos 'como estão'. não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em , mesmo que ou um representante autorizado da tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.

 

Modificações

O pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.