NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Baixar Versão em PDF

Nossa Senhora da Glória lembra o fim de sua vida terrena, a dormição e a glorificação como Rainha do Céu e da Terra, verdades que a devoção contempla no quarto e quinto mistério da glória.

Depois de ter colaborado na reunião dos discípulos dispersos e de estar presente nos primeiros passos da organização da comunidade cristã, Maria concluiu seus dias na terra por volta dos 58 anos de idade. Seu corpo foi velado com grande emoção; os apóstolos vieram de longe para se despedir da mãe de Jesus. Um deles, no entanto, devido à distância, tendo chegado atrasado, queria muito vê-la pela última vez e se despedir dela. Quando abriram o túmulo, o corpo de Maria não estava mais lá. A partir desse fato, os apóstolos e a comunidade cristã reconheceram que o corpo de Maria fora levado ao Céu. Desse fato procede o título Nossa Senhora da Glória.

A assunção de Nossa Senhora é um dogma da Igreja, proclamado por Pio XII no dia 1º de novembro de 1950 e sua festa é celebrada no dia 15 de agosto. Sua imagem é representada com os braços levantados ou num gesto de abençoar o povo, rodeada de anjos e com uma coroa de doze estrelas, como consta no Livro do Apocalipse.

Maria, glorificada depois de cumprir sua missão, é um estímulo para todo batizado. Mesmo em meio às dificuldades da vida, o cristão encontra em Maria um modelo de alguém que soube superar as adversidades e perseverou serena e forte até alcançar a vitória da vida plena.

A contemplação de Maria na glória nos faz pensar que a passagem por este mundo é breve e que, se buscamos as coisas do alto, nossa permanência aqui se torna mais leve pela esperança da vida plena no Céu.

De uma coisa podemos estar certos: como intercessora, Maria acompanha nossos passos com o carinho e a ternura com que acompanhou o Filho e a Igreja nascente. Caminhemos, pois, confiantes na intercessão de Maria.

 

Oração

Ó Senhora da Glória, com a tua proteção
queremos perseverar até o fim, 
fazendo o bem ao próximo
e seguindo o teu exemplo de amor e de fé 
para merecer um dia alcançar a glória eterna
junto de ti, com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Amém!

Start typing and press Enter to search