TODO AQUELE QUE SE EXALTAR SERÁ HUMILHADO E TODO AQUELE QUE SE HUMILHAR SERÁ EXALTADO

Baixar Versão em PDF

A Palavra de Deus quer nos recordar a grande verdade: tudo o que temos de bom vem unicamente de Deus; de nós, só vêm os pecados. Nosso Senhor não nos deu seus dons gratuitamente para que os guardemos para nós, como aquele servo que enterrou o único talento que lhe fora dado pelo seu senhor (cf. Mt 25,15.25).

Todos recebemos dons de Deus, cada um de nós com aptidões diferentes, a fim de que sirvamos aos irmãos que deles precisarem sem esperarmos recompensa. Essa é a atitude verdadeiramente humilde, pois humildade não é negar que temos talentos e escondê-los, muito menos negá-los para não termos trabalho, mas agradecermos a Deus por eles e ordenar-nos a pô-los a serviço da comunidade.

Nesse ponto, pode aparecer outro vício capaz de manchar a nossa disposição de serviço: a distinção de pessoas. Nossa falta de fé para vermos Nosso Senhor em todas e quaisquer pessoas que se aproximam de nós e que nos são enviadas pela providência divina nos pode levar a separá-las e a atendermos muito bem a quem se apresenta bem-vestido e com má vontade a quem nos parecer pobre e indigente, demonstrando que somos levados unicamente por seu aspecto externo.

Desse modo, será proveitoso refletirmos sobre a Palavra de Deus escrita pelo apóstolo São Tiago, em sua carta, acerca da verdadeira religião: “Suponde que entre na vossa reunião um homem com anel de ouro e ricos trajes, e entre também um pobre com trajes gastos; se atenderdes ao que está magnificamente trajado e lhe disserdes ‘Senta-te aqui, neste lugar de honra’, e disserdes ao pobre ‘Fica ali de pé’ ou ‘Senta-te aqui junto ao estrado de meus pés’, não é verdade que fazeis distinção entre vós, e que sois juízes de pensamentos iníquos?” (Tg 2,1-4).

Ao ler o santo Evangelho, talvez um pouco depressa, poderíamos concluir erradamente que o Mestre nos quis ensinar uma tática para conseguirmos chamar a atenção de todos, ocupando as últimas cadeiras para, em seguida, sermos convidados pelo dono da reunião a sentarmo-nos nos lugares de destaque (cf. Lc 14,1.7-14). Nada disso! Partamos da ideia central de nossa reflexão: servir aos irmãos com os talentos que Deus nos confiou. Quem serve ocupa os últimos lugares e não se pavoneia com distintivos e outros adereços para chamar a atenção dos outros sobre o serviço que presta gratuitamente e por amor. Nosso Senhor os santificou quando nos disse “Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes” (Lc 16,10).

Que neste mês de agosto possamos viver intensamente nossa fé, exercendo nossa vocação maior: amar a Deus e ao próximo incondicionalmente.

NOTAS MARIANAS

MARIA, MULHER EUCARÍSTICA

Configurar-se a Cristo com Maria; fortalecimento da fé, da confiança e do amor a Deus. Virgem Imaculada, concedei-nos celebrar e adorar com fé renovada e amor fervoroso o santo mistério do corpo e sangue de Cristo. Na vossa escola, ó mulher eucarística, ensinai-nos a fazer o memorial das obras maravilhosas que Deus não cessa de realizar no coração dos homens. Com solicitude materna, Virgem Maria, guiai sempre os nossos passos pelos caminhos do bem. Amém.

Editorial

Produção Editoral feita em parceria com a Agência Minha Paróquia

Start typing and press Enter to search